sábado, 24 de julho de 2010

A Chiquinha da vida real



Eu tinha onze anos. Assistindo televisão, um comercial me chamou atenção: "escreva uma carta contando o que você mais gosta no programa Bom Dia &Cia e concorra a um vale compras que serão entregues pela Jackeline Petkovic."
Enquanto duas colegas brincavam em minha casa, eu peguei o papel e o lápis e comecei a fazer o rascunho daquela que seria minha carta. Li para elas, mas ninguém deu a mínima ideia.

Hora de passar a carta a limpo. Me lembro até que falei sobre os desenhos: Pica Pau, O fantástico mundo de Bobby, A nossa turma etc. Ao final da carta, uma pequena chantagem emocional: "Se por acaso eu não ganhar, por favor, mandem um beijinho pra Jacky por mim e digam que eu gosto muiiiiito dela." Na verdade não gostava. Sempre achei aquela menina muito ruim!

A gente estava muito duro na época aqui em casa. Eu não tinha dinheiro para comprar envelope, então improvisei. Eu mesma fiz. Colori a borda de verde e amarelo com lápis de cor. Ficou bonitinho.
Na hora de fechar, eu não tinha cola. Passei esmalte mesmo. Quem iria saber?
Saí na rua toda empolgada para levar a carta ao correio. Encontrei uma vizinha e contei pra ela como havia feito o envelope (no maior entusiasmo) e ela falou: "Você jura que vai ganhar com essa carta, com esse envelope? Eles nem vão ler." Claro que fiquei sem graça e quase falei um palavrão, mas como eu não precisava da aprovação dela, segui com a carta.

Com o passar dos dias, eu via os comerciais de uma loja de brinquedos e tinha certeza que o vale compras da promoção seria trocado lá. Eu pegava a calculadora e ia fazendo as contas do que poderia comprar... A Barbie, claro, não poderia ficar de fora.
Minha mãe se preocupava com isso, pois tinha medo de que eu não ganhasse e ficasse frustrada. Ela me dizia pra parar, que eu não ia ganhar. Mas a Chiquinha da vida real estava confiante demais, tal qual a Chiquinha da tv ao comprar o limpador de pratas, certa de que seria sorteada para ir à Acapulco com tudo pago!
Apenas eu acreditava que ganharia. O próprio Professor Girafales defendeu a ideia da Chiquinha, dizendo ao Seu Madruga : "Eu lhe pergunto se não seria conveniente que os adultos tivessem um pouco dessa fé que tem as crianças?"


Como eu não tinha telefone, a vizinha do lado foi à minha casa dar o recado e pediu para que eu esperasse, porque me retornariam uma ligação. Fui lá. O rapaz da emissora perguntou se eu havia assistido o programa naquele dia. Eu disse que não e ele: "Parabéns! Você foi a primeira ganhadora da promoção!"
Fiquei bege! A carta de "envelope feio" foi lida e escolhida entre milhares. A Chiquinha da vida real estava vivendo seu momento de glória!
Muitos conhecidos até começaram a pedir que eu escrevesse cartas pra que eles também ganhassem, mas sem êxito.

Foi uma correria no dia da entrega do prêmio. Nos deram o recado errado pedindo para comparecermos às 14:30 hs, quando na verdade eram às 10:30 hs, mas chegamos a tempo.
Na hora da entrega, a Jacky estava lá. Bonita a moça, viu?
A turma vencedora seguiu até o shopping onde ficava a loja de brinquedos. Era de fato a mesma que pensei.
Em meio a tantos brinquedos, não poderia deixar de fora a minha musa Barbie, a minha primeira original.
Também pude comprar a caixa de lápis de cor de 24 cores que eu sempre quis ter na infância. Na verdade era a caixa de 36 , mas o que importava naquele dia era sair das 12 cores de sempre.
Ainda tenho muitos dos brinquedos que ganhei. Eles trazem boas lembranças para a Chiquinha da vida real que acreditou na sua capacidade e usou a simplicidade para ganhar um prêmio cujo o valor sentimental foi superior ao material.

É como o Leandro Vieira escreveu na minha agenda uma vez: [...] "Determine o que quer e corra atrás. Todos nós temos a oportunidade de conquistar nosso espaço no universo. 21/05/2002"
É o segredo do sucesso!
Vamos à Acapulco?

♪♪"Nunca deixe que lhe digam: Que não vale a pena Acreditar no sonho que se tem Ou que seus planos Nunca vão dar certo Ou que você nunca Vai ser alguém... Se você quiser alguém Em quem confiar Confie em si mesmo!... Quem acredita,sempre alcança." ♪♪
Renato Russo

7 comentários:

  1. a Mrs Robinson .....muito bom o seu blog ...com sua fé vc conseguirá tudo o quer queres...com a ajuda de DEUS sempre!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa vc nunca tinha me contado... rss... História legal Chiquinha!

    ResponderExcluir
  3. Muito show esse texto .. vizinha paia , seria a dona Florinda ? KKKK .. a Frase do Renato no final esparrou com tudo ... è o tipo da coisa que a gente lê e fala " eu ri e me emocionei " .. bjos !

    ResponderExcluir
  4. Emocionante...A cada post você se aperfeiçoa.

    ResponderExcluir
  5. Cleo, não sei se vc se lembra mas eu estava perto quando esta vizinha disse que vc não ganharia, eu achei que ela foi um pouco dura, ao mesmo tempo, ela foi realista. Mas o que importa é que vc ganhou e até apareceu no comercial do Bom dia e Cia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoreiii rsrsrsr parabéns lindaaa vc até compartilhou sua Barbie comigo por alguns dias né rsrsrsrrs eu gostei tanto que nem queria devolver

    Att, Giselle

    ResponderExcluir